quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia Nublado

Dia nublado

Não estou em minha casa, mas de férias na casa de meus pais, em Vitória da Conquista. Uma cidade conhecida pelo clima frio. Coisa bem estranha aqui na Bahia, tão conhecida pelo calor e pelas praias. E um clima desses, ainda mais quando se tem que acordar às sete, ajuda a pensar na vida.

Hoje eu fico observando todas as coidas e experiências pelas quais andei passando nesses últimos anos e é impossível não ficar me questionando sobre o rumo que ela esta tomando.

Quando tinha dezesseis, dezessete anos, ficava imaginando o que eu faria dalí dez anos. Imaginava um monte de coisas que queria ter, fazer, conquistar. Umas delas bem simples, como a que estou fazendo agora: digitando um texto inteiro num celular, ter um notebook, uma vida independente. Mas algumas delas ficam cada dia mais dificeis de serem conquistadas, e outras que nunca esperaria que acontecem, como ter dois filhos antes dos trinta, despencam sobre a cabeça.

Olhando para tudo isso eu percebo que poderia ter planejado melhor esses dez anos que passaram. Muitas eu precisava ter passado, outras nem tanto, embora teria que ter aberto mão de algumas. Hoje sei o quanto custou ser inconsequente e muitas das vezes imprudente. De algumas delas me arrependo, a outras eu agradeço, pois me ajudaram a fincar os pés no chão.

O mais interessante de tudo isso é que sempre é possivel tirar algo bom das coisas que vivemos, até mesmo de um filme bobo que assistimo e de onde não é esperado muito. E foi num desses filmes que aprendi que não podemos modificar o que já passou, tampouco voltar o passado e tentar refaze-lo. Mas podemos, sim, recomeçar de onde estamos, e fazer um novo final, não importando muito o que acontecu, mas sabendo que cada escolha que fazemos tem sempre um preço, uma consequência para nossa vida, cabendo a cada um permeiar entre a melhor ou a que menos impacto negativo causará. Vivamos cada dia como o último, pois um dia certamente o será e como únicos pois nenhum momento se repetirá igual.

2 comentários:

Unknown disse...

A escolha é sempre nossa, .... ser ou nao ser feliz com o q temos, com o q fizemos...
continuar ou mudar...
Escolhas!!! a vida é feita delas.
Decidir ...
A vida é o resultado dos nossos atos!
viver ...
ser feliz...
sera q é tao simples?
bom ... dificil fazer o tempo parar pra tomar as decisoes,...é errando mesmo,...
o caso é, vamos viver enquanto podemos rsrsrs ... nao importa como o q importa é ser feliz com o q se vai escolher, entao melhor escolher bem como viver !!!
Um dia de cada vez, da melhor forma possivel...sendo e fazendo os outros felizes!


Lídia Oliveira

Unknown disse...

É amigo... "escolhas..." e "consequêcias..." adorei seu texto, me fez refletir um pouquinho, e melhor a pensar em mudança... o que me apavora algumas vezes, pq nem sempre mudar é sinonimo de coisa boa... quero mais textos... bjossss saudadessss
Juliane Amorim