terça-feira, 27 de julho de 2010

Escolhendo

Escolhendo

 

                            Nossa vida é cheia de escolhas. Sempre estamos divididos entre dois caminhos, duas opções, cada um deles com suas conseqüências, seus prós e contras. E no final, sempre precisamos optar por um, em detrimento do outro. Eis agora um desses grandes momentos de minha vida. E a pergunta, como o enigma da esfinge, ressurge: o que devo fazer?

                            Como todo mundo sabe, e como eu já falei, sempre existem conseqüências nas escolhas. Elas sempre nos perseguirão, nos amedrontarão, assim como fazem aqueles monstros que moram dentro do guarda-roupa ou em baixo da cama. E quando elas aparecem, ou enfrentamos, ou seremos devorados mesmo. Devorados pela incerteza do se, fiel companheiro da escolha: se eu tivesse feito assim, se eu não tivesse feito, se eu...

                            Nesse exato instante, optei por não continuar um texto, e começar outro totalmente diferente, de um assunto completamente desconexo do anterior, só para tentar ajudar a mim mesmo(e cabe aqui um pedido de desculpas pelo egoísmo do momento) sobre o que devo fazer a partir dos próximos dias. Não se preocupe, caso você tenha entrado aqui para ler um texto qualquer e acha que isso é uma saga ou continuação de outro episódio. Relaxe que não é, e farei tudo para não te deixar desgarrado, sem saber o para onde estamos indo.

                            Gosto de fazer de minhas férias um divisor de águas no meu ano. Na verdade elas funcionam mais ou menos como um novo réveillon, ajudando a dar um novo ânimo e ganhar forças para conseguir chegar até o final do ano sem enlouquecer. Por isso procuro não fazer muita coisa, procuro não fazer nada do que costumo fazer durante o ano, como ir para muita festa ou badalação. Opto por ficar com minha família, dormindo, vendo algumas pessoas que não via a tempos, escrevendo, lendo, e refletindo sobre o que vou fazer no resto do ano.

                            Depois de tanto pensar, refletir, analisar, percebi que minha vida anda meio estranha, estagnada, precisando de um novo rumo. Vejo que o tempo passou e me deixou numa zona de conforto em que nada acontece, nem de muito bom, nem de muito ruim. E esse é o grande perigo desse lugar: ele te deixar enferrujado, lento, relaxado, ou entrevado, por assim dizer. Desaprendemos a pensar, a reagir rapidamente, a tomar decisões corajosas. Temos sempre à mão uma boa justificativa para não querer mudar. Mas isso cansa.

                            Diante de mim, por incrível que pareça, não vejo dois caminhos, como pode ter pensado. Na verdade vejo apenas o meu antigo asfalto, conhecido, desgastado, onde me encontro suficientemente seguro para andar porque conheço cada curva, cada trecho, cada detalhe. Na minha frente não há uma bifurcação, ou um trevo, nem sequer um retorno. Apenas meu carro, meu caminho, minha trivial vida. Agora você deve está se perguntando: “cadê a droga de escolha desse cara!” E eu vou lhe responder.

                            Quero criar meu próprio caminho. Não quero uma solução pronta para meu problema. Eu sei onde quero chegar, e sei que nenhuma estrada pronta me leva onde quero. A escolha é entre continuar minha estrada ou fazer meu caminho. E é disso que eu preciso. Quando fazemos coisas novas, novas ligações se criam no nosso cérebro, tornando-o mais ágil e eficiente. Quando fazemos coisas novas, o tempos se alonga, e voltamos a nos sentir vivos.

                            Sei que não será fácil. “Todo parto dói, nascer requer coragem”. Não tem com resolver um problema difícil com uma solução fácil ou simples. Quando penso em tudo o que vem pela frente, em todo o terreno inóspito, tremo nas bases. Mas é aquele preço que temos que pagar. E a melhor parte é, quando chegar no final, e tudo estiver resolvido, vou poder dizer: consegui!

2 comentários:

Unknown disse...

texto bom meu irmao rsrs...a vida parece q nos prega peças ne?!
escolhas...ja precisei fazer algumas e vc fez parte de certas escolhas, com ja te disse.
e te repito, a unica coisa q importa é a nossa felicidade.nascemos para sermos felizes se nao estamos tem algo errado, é preciso parar, pensar e se for o caso recomeçar, recomeçar, recomeçar...todo dia é um recomeço, uma nova chance, nova oportunidade,basta ter algo q se chama coragem rsrsrs...!
em alguns momentos penso:ai se eu tivesse aquela coragem dos meus 16, 17,18 anos rsrs...e vc sabe do q eu falo kkkk...bons momentos.
é preciso ser feliz em tudo nem q seja algo vivido porum dia, uma tarde, um momento...ser feliz!!!
é o q te desejo q seja eternamente feliz! te amo muitao...!!!

thais disse...

É verdade há sempre momentos em que temos que fazer escolha que podem mudar as nossas vidas (...) você sabe que só em pensar fico apavorada, mas temos sempre que fazer NE?! Nem que às vezes elas não sejam as corretas, corremos esse risco, vivemos a vida assim fazendo escolhas, acertando e errando, mesmo que tenha uma pessoa sempre ao seu lado dizendo não vai por ai porque se não você vai se machucar, nem sempre às escutamos ai sofremos as conseqüências.
Então viva a vida sem medo de errar, se errou paciência, se der para concertar concerta se não der , levanta a cabeça e segue a vida porque todo mundo erra há procura de um acerto.