quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Trajetória


Trajetória

                Ao longo de nossa curtíssima jornada nesse plano material, somos agraciados pela presença de pessoas que nos mostram a direção por onde precisamos ou deveríamos ir, mesmo que nem sempre sigamos suas orientações. O mais importante é poder ter a chance de deixar que elas marquem nossa memória de maneira inesquecível, principalmente quando é de forma boa.
                Tive a oportunidade de conhecer muita gente em minha vida. Gente de todo tipo, das melhores às piores, em vários sentidos, pois acredito que isso depende muito do referencial que se toma. Cada uma delas com uma vida diferente, algumas mais similares às outras, mas sempre únicas em suas particularidades. Tantas circunstâncias que seriam impossíveis de inventariar a cada uma num texto como esse, mas que estão cuidadosamente catalogadas em minhas memórias.
                Cada pessoa que conheci, com quem tive chance de interagir, me concedeu um pouco de tudo o que tinha de mais precioso: sua própria vida. Com algumas delas eu aprendi a falar, com outras a ouvir. Ensinei pouco do pouco que sabia, aprendi muito do muito que podiam me oferecer. Porém, sempre tem aquelas que garantem um espaço diferenciado em nossa vida. Não por serem melhores ou piores que as outras, mas por simplesmente estarem na hora certa e momento certo. Não importa muito há quanto tempo ela chegou. Pouco e muito tornam-se conceitos irrelevantes, pois não é a quantidade de tempo que elas nos oferecem que faz diferença, mas a qualidade desse elemento que é tão caro para todos.
                Fico feliz por ter tido, nos momentos complexos em que nem eu me entendia perfeitamente, tampouco me aceitava,  pessoas que se dispuseram de si para fazer parte de minha história e momento, que certamente nunca mais se repetirão da mesma maneira. Nunca mais poderei desfrutar da companhia de amigos completamente interessantes, contemplando um céu lindo de beira de praia, falando de teorias musicais, ou de intimas conversas sobre vidas e relatividades sobre verdades absolutas que sempre nos contaram e que nem sempre são verdades.
                O tempo segue e dá oportunidade de outras pessoas se aproximarem de nós, com experiência que nos ressuscitam e nos colocam prontos para seguir etapas das quais não conhecemos os atalhos. É muito bom saber que se pode contar com pessoas que, até poucos instantes sequer existiam, mas que tomam um espaço e uma importância nunca imaginados. Se entregam de alma e coração abertos, nos mostrando o que precisamos ver naquele momento, fazendo com que cada instante ao seu lado seja infinito,e sua ausência insuportável.
                A vida é curta, isso é fato. Só percebemos isso quando perdemos pessoas que acabaram de entrar em nossa vida e simplesmente se foram. Procuro sempre ser grato por poder participar da vida de algumas pessoas, por ter passado por outras e por outras tantas terem passado pela minha. Fico feliz por poder olhar para traz, lembrar daquela que ficaram na dobra do horizonte dos meus dias, mas que nunca sairão da minha memória. Por poder reencontrar algumas que nem esperava mais e por ganhar tantas novas. Que possamos aprender a valorizar cada um desses seres únicos, fantásticos, maravilhosos, que me fizeram a pessoa, boa ou má, que sou hoje. Obrigado.
                

Nenhum comentário: